
A Igreja, sempre tem mostrado grande apreço pela história e pelas culturas das comunidades humanas, ciente de que representam uma preciosa herança da humanidade.
O património da Igreja é constituído pelos bens e valores materiais ou imateriais, tangíveis ou intangíveis, nos quais se consubstância um legado precioso da comunidade de salvação que é a Igreja Católica.
Posto ao serviço da missão desta, o património eclesiástico é muito mais que um simples objecto de exercício do direito de propriedade. Representa um instrumento necessário, mesmo indispensável, ao exercício da sua missão.
Neste sentido, o património religioso da nossa cidade de Valongo, contém em si próprio um valor artístico inseparável de uma convicção de fé, tem uma imprescindível função de culto. Com efeito, o culto e a oração constituem a essência do fenómeno religioso e, se têm dimensões pessoais e íntimas, assumem também necessariamente expressões comunitárias e públicas.
Valongo é uma terra muito ligada às suas tradições e a nível paroquial muitas são avivadas e dinamizadas, umas mais ligadas ao culto, outras à cultura e ao lazer. A nível religioso salientam-se duas grandes festas: a Festa de S. Mamede que se realiza no dia da memória Iitúrgica do santo (17 de Agosto) com procissão, pelas ruas da cidade de todos os titulares das capelas de Valongo e a festa da Procissão do Senhor dos Passos que se realiza, no quarto domingo da Quaresma.
À comunidade, com o valor patrimonial que possui, corresponde, por um lado, o dever de conservação do património passado, por outro, e a urgência criadora de patrimónios actuais a transmitir ao futuro, a fim de que não se interrompa esta sequência de autênticas tradições intergeracionais, ao serviço da fé e da história.
Na vida das comunidades devemos ter uma atitude respeitadora do passado, e sobremaneira solícita pelo futuro. Na verdade, é instrumento de vida: com o espírito de desprendimento que o Evangelho nos inculca, saibamos ser administradores fiéis, utilizando bem, para glória de Deus, promoção do homem e crescimento da fé, os valores e as maravilhas que a Igreja nos confiou e à Igreja do futuro queremos entregar.