Percursos Pedestres

Percursos Pedestres e Ecovia de Valongo 

São três os percursos pedestres que estão assinalados nas Serras de Santa Justa e Pias: Corredor Ecológico, o Percurso Amarelo e o Percuro Vermelho. Atenção aos fojos e respiros por vezes camuflados pela vegetação, pelo que é importantíssimo seguir sempre pelos trilhos e não se aventurar em "corta-mato". A marcação destaca-se pelos prumos verticais de madeira com uma banda colorida da cor do percurso: verde, amarelo e vermelho, numa lógica de dificuldade crescente. Os prumos com duas bandas vermelhas sinalizam locais de perigo.
O caminho pode ser efetuado de forma autónoma, seguindo a sinalização, ou através de visitas guiadas, possibilitando, desta forma, um conhecimento mais aprofundado do meio envolvente. É aconselhado o uso de vestuário e calçado confortável e adequado.

Corredor ecológico

O corredor Ecológico (verde) tem ligação com os percursos Amarelo e Vermelho.
Com início no Parque da Juventude, localizado junto ao nó de acesso à autoestrada A4, liga com a aldeia de Couce localizada no sopé da serra de Santa Justa e continua até à serra de Pias. O Corredor Ecológico tem uma extensão aproximada de 9000 e um grau de dificuldade baixo/médio.

Percurso Amarelo

Este percurso inicia e termina no Lugar da Azenha. É considerado de dificuldade intermédia devido ao declive de algumas subidas/descidas e conta com uma extensão aproximada de 2000 metros, podendo ser concluído em pouco mais de 30 minutos, sem paragens. Pode-se observar as Fragas do Castelo e o rio Ferreira na zona da Queiva.

Percurso Vermelho

É o percurso mais difícil de realizar, devido à subida/descida junto à Azenha, que é muito íngreme. Tem uma extensão de cerca de 3200 metros, considerando-se razoável percorrê-lo em 2h30. Passa por várias fragas, propiciando uma vista muito bonita sobre o vale do rio Ferreira. No término junto ao CIA pode ser observado do exterior o Fojo das Pombas (visita sob marcação prévia no Posto de Turismo). 

Website: http://www.cm-valongo.pt/