Monumento aos Combatentes

15 Mai.
Noticias

Decorreu no dia 15/05/2021 a inauguração do monumento aos Combatentes do Ultramar, situado na Rotunda 1º. de Maio, em Valongo, como forma de homenagem aos militares que lá combateram e sobretudo aqueles que perderam a vida em combate e eram naturais do Concelho de Valongo.
Na inauguração estiveram presentes o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Presidente Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Vale Neves, a Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro e o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
De forma a cumprir todas as regras de saúde pública a cerimónia foi reduzida ao mínimo de presenças possível.
O monumento pode agora ser visitado por todos os que desejarem prestar a sua homenagem aos Combatentes do Ultramar.
Para o evento foram convidadas as seguintes Entidades:
- Ministro da Defesa Nacional, Doutor João Gomes Cravinho
- Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Prof. Doutora Catarina Sarmento e Castro
- Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro;
- Presidente Junta de Freguesia de Valongo – Ivo Vale Neves
- Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues
- Em representação CEME - Brigadeiro-General Francisco Bento Soares, Diretor dos Serviços de Pessoal.
- Coronel Jocelino Rodrigues (Liga dos Combatentes)
- 1º Vogal Senhor Manuel Barbosa (Liga dos Combatentes para auxiliar no transporte e deposição da coroa de flores da LC)
- Presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Dr. Abílio Vilas Boas;
- Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Dr. Arnaldo Soares;
- Presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Senhor Alfredo de Sousa;
- Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Senhor João Morgado;
- Comando Metropolitano do Porto da PSP - será representado pela Senhora Intendente Ana Cláudia Mendes da Silva;
- GNR – Senhora Comandante do Destacamento Territorial de Santo Tirso, capitão Carla Passeira;
- Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Ermesinde, Dr. Jorge Videira;
- Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Senhor Armando Pedroso;
- Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo - 2º Comandante Bruno Oliveira;
- Presidente da Associação da Coletividades do Concelho de Valongo – Senhor Joaquim Oliveira;
- Senhor Fernando Carlos;
- Presidente da Assembleia de Freguesia de Valongo – Lino Nuno Abreu Teixeira
- Associação Veteranos de Guerra (presidente da delegação de Ermesinde) – José Manuel Rocha e Sousa
- Pároco de Valongo – Padre Luís Borges
- Arquiteto Carlos Fazenda (autor do monumento)
- Assessora de Comunicação, Isabel Pereira Santos;
- Ajudante de Campo do Senhor Ministro, Capitão Júlia Pinto;
- Chefe Gabinete CMV, Dra. Susana Gomes.

Rotunda 1º. de Maio - Valongo