O Pão, a Regueifa e o Biscoito

O pão, a regueifa e o biscoito fazem parte do património histórico da freguesia Valongo que beneficiava da proximidade geográfica com o Porto e enchem de orgulho  todas as gentes desta freguesia.

É provável que o biscoito tenha feito parte das rações dos marinheiros que partiram do Porto para as Descobertas e a regueifa é considerada uma iguaria singular no mundo do pão.

O fabrico de pão está documentado desde a Idade Média, onde era um alimento indispensável do dia-a-dia, mas terá sido no séc. XVI, com o acentuado aumento demográfico da cidade do Porto e a necessidade de abastecer os seus habitantes, que Valongo se transformou no principal centro panificador da região.

As invasões francesas teriam introduzido o “mollet”, pão de trigo pequeno, branco e fofo, revestido por uma crosta estaladiça e dourada, rapidamente transformado em molete.