As Serras de Valongo

Um património natural a descobrir e conservar.

 As serras de Santa Justa e Pias, são o símbolo da importância do património natural na evolução da vida desta freguesia e representam uma excelente oportunidade de desenvolvimento futuro.

Localizadas a poucos quilómetros da cidade do Porto e repartidas entre os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, as chamadas serras de Valongo escondem nas covas mais profundas e nas cristas mais desérticas plantas e animais raros e magníficos. Pese embora diversos problemas em termos de conservação do património natural, o valor ecológico deste espaço montanhoso encontra-se bem vincado pela sua inserção na rede europeia do Projecto Biótopos CORINE, pela criação, nas serras de Santa Justa e Pias, do Parque Paleozóico de Valongo.

A relevância das serras e de todo o seu património levou à criação, por parte dos Municípios de Valongo, Gondomar e Paredes, da Associação Parque das Serras do Porto que engloba as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, numa área de cerca de seis mil hectares e que integra uma zona com elevado potencial económico, cultural e ambiental e é um projeto orientado para a valorizaçãoe proteção do território.

Este projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.