html/categoria.html

Freguesia de Valongo

A Junta de Freguesia de Valongo é uma entidade da Administração Pública Autónoma e define com independência a sua orientação e atividade.
As competências da Junta de Freguesia estão previstas no Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei 75/2013 de 12 de setembro.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo INE-Instituto Nacional de Estatística, a Freguesia de Valongo é habitada por 23.925 pessoas (25.49% dos habitantes no concelho), das quais, 9.99% têm mais de 65 anos e 18.71% são crianças ou adolescentes.

A renovação e ampliação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a construção do Metro e de uma série de estruturas rodoviárias regionais, foram determinantes para o desenvolvimento da região, permitindo uma maior mobilidade de pessoas e de bens. Valongo é uma cidade portuguesa com muita importância no do Distrito do Porto e representa 4,7% da superfície, sendo que 6% da população é residente na AMP, ocupando uma área de 24.10 km2, o que corresponde a 32.08% do território do concelho.

O Município de Valongo é formado por quatro Freguesias: Alfena, Ermesinde, Campo|Sobrado e Valongo, com uma área total de 75,1 Km². Faz fronteira a Sudoeste com Gondomar, a Oeste com a Maia e a Nordeste com os Concelhos de Santo Tirso, Paços de Ferreira e Paredes.
Principais Competências

Das competências da Freguesia de Valongo destacam-se a Limpeza Urbana, a Gestão da Feira Semanal, a Gestão do Cemitério, o Atendimento diário aos Munícipes e Empresas, a Gestão Diária da Freguesia, Acções de Responsabilidade Social, a Gestão de Tempos Livres e a Organização de Eventos de Dinamização da Freguesia.
História

Situado num vale rodeado de serras e conhecido como "A terra do Pão, da Regueifa e da Ardósia”, o concelho de Valongo foi criado em 1836 devido ao desmembramento do concelho da Maia e após a Câmara Municipal que estava em Alfena, ter sido transferida. Valongo foi elevada a vila em 20 de Abril de 1837, pela rainha D. Maria II.

O povoamento destas terras remonta à época dos romanos, que daqui extraíam minério e ardósia. Ainda hoje Valongo possui das maiores pedreiras de ardósia do país, mas a sua expansão deveu - se principalmente à indústria panificadora (pão e biscoitos) que abastecia toda a região.
Entre o património natural destaca-se o Parque Paleozoico, constituído por serranias que podem ser exploradas a pé. Os visitantes vão poder encontrar vestígios fósseis muito antigos, núcleos mineiros romanos e a pequena aldeia de Couce.

A presença romana está associada à exploração mineira e foi bastante significativa, tendo, o próprio topónimo que a designa, origem nas palavras latinas Vallis Longus (Vale Longo), mas ocupação de Valongo é anterior à romanização. A Freguesia de Valongo já existia em 807 que fazia parte a povoação de S. Martinho do Campo, conhecida também por S. Martinho de Valongo.
A pluralidade de espaços repartidos entre o vale e a serra, a abundância de água e a riqueza do seu subsolo, facilitaram a fixação de povos desde épocas remotas.

Valongo é hoje um concelho empenhado em cumprir um desenvolvimento harmonioso e equilibrado, com um centro cultural importante na Área Metropolitana do Porto.
 
Brasão da Freguesia de Valongo
 
Escudo de verde, faixeta ondada de prata, carregada de uma tira ondada de azul; em chefe, um báculo de pastor de prata e uma palma de ouro, passados em aspa; ponta, três espigas de trigo, de ouro, atadas de vermelho no pé.
Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro «Freguesia de Valongo»

 

Vídeo Promocional

Brevemente

Agenda Cultural

Os eventos culturais sempre foram importantes na vida das pessoas, das famílias e das comunidades. Eles quebram a rotina do dia-a-dia, numa postura de alegria, mantendo as pessoas ligadas à sua terra. Estas são alturas em que as famílias se juntam e mantem as tradições.

A população mobiliza-se na promoção destes eventos, e a Junta de Freguesia de Valongo pretende reforçar a oferta cultural junto da população e este espaço online estará disponível para divulgar todas as acções.

A Freguesia de Valongo na sua actividade diária, pretende prestar apoio a autores que venham a publicar artigos ou editar publicações que se relacionem com as diferentes vertentes do património cultural da Freguesia. Divulgar não só junto dos Valonguenses, mas de todos aqueles que se interessem por estas temáticas, o rico e diversificado património cultural existente em Valongo.
 

28 de Fevereiro  -  Carnaval 

 25 e 26 de Março - Senhor dos Passos 

 16 Abril - Páscoa 

1 de Maio – Senhora da Hora

15 de Junho - Corpo de Deus

24 de Junho – São João

21 a 25 de Julho – Stª. Justa, Stª. Rufina e Stº. Sabino

28 a 30 de Julho - Srª. da Saúde e Santa Eufêmia

5 de Agosto – Nossa Senhora das Neves

Agosto - Festas da Cidade 

Encontro Inter-Associativo

17 de Agosto – Festas em honra do Padroeiro São Mamede

24 de Agosto – São Bartolomeu

27 de Agosto - Senhor do Calvário

1º. Domingo Setembro – Senhora dos Chãos