Roteiro do Pão

É muito antiga a fama de Valongo enquanto terra de panificação. Desde tempos imemoriais que é o grande centro produtor de pão e de biscoitos destinados ao abastecimento da cidade do Porto e de toda a região. A sua afamada regueifa levou e leva longe o nome de Valongo. Os seus biscoitos atualmente chegam a diferentes sítios do globo.  
A atividade tem o seu início a montante com a produção dos cereais e posterior transformação em farinha. Nas margens dos rios do concelho chegaram a existir centenas de mós nos moinhos que giravam com a força das águas do Leça, do Ferreira e seus afluentes.

Comece este percurso com uma visita ao antigo moinho da Ponte Ferreira. Aqui poderá elucidar-se das várias etapas por que passam os cereais até à obtenção do produto final. Ainda na Ponte Ferreira descubra, na antiga Casa da Portagem, a data de 1796, altura em que aqui se começou a taxar impostos sobre o trigo e que ajudariam à construção da igreja matriz de Valongo.

Depois, entre nas padarias e biscoitarias tradicionais e de cariz familiar, presentes no núcleo antigo de Valongo onde a oferta é excelente. Prove o pão confecionado a lenha. Recupere as forças apreciando a regueifa ainda quente com manteiga. Delicie-se com o perfume dos gostosos e tradicionais biscoitos nas suas diferentes variedades.

A pé, de bicicleta (pode alugar na LongusBike) ou de automóvel percorra um roteiro rico de saberes, sabores e tradições. Viva uma experiência única. O percurso total, com 12,5 Km, poderá ser efetuado num dia.
Tenha em atenção os horários praticados pelas instituições e empresas, assim como as condições para acederem às mesmas, como necessidade de marcação de visitas, entre outros.


Fonte : www.cm-valongo.pt